Política

Barrados pela Polícia Legislativa, secundaristas protestam no Senado

Os estudantes manifestaram-se contra a reforma do Ensino Médio e a PEC dos Gastos Públicos na tarde desta quarta-feira 9

Apoie Siga-nos no

Agentes da Polícia Legislativa barraram, na tarde desta quarta-feira 9, a entrada de estudantes secundaristas que queriam participar da sessão da comissão mista que analisa a medida provisória do Ensino Médio (MP 746/2016) no Senado. 

A audiência pública foi suspensa após a intervenção de senadores do PT, que pediram a inclusão dos estudantes no debate, e só foi retomada quando eles puderam entrar.

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, uma das convidadas da presidência da comissão para discutir o assunto, leu uma carta dos jovens em jogral para os parlamentares.

Encerrada a sessão da comissão mista, os secundaristas se dirigiam à saída quando passaram por outro plenário onde se votava a PEC 55/2016, que prevê o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, incluídos os investimentos em saúde e educação.

Em meio às palavras de ordem entoadas nos corredores do Senado, os estudantes diziam que “o Brasil vai parar” se o governo não retirar essas pautas do Legislativo. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) conversou com o presidente do Senado Renan Calheiros, que aceitou receber os estudantes no final desta tarde.

Ao sair, os jovens relataram que o peemedebista avaliou ser possível uma “costura” para que a MP do Ensino Médio seja retirada de tramitação e, eventualmente, substituída por uma proposta parlamentar. À imprensa, Calheiros afirmou, no entanto, que, na condição de presidente do Senado, ele poderia apenas “qualificar a tramitação” da MP 746.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo