Política

cadastre-se e leia

Bancada feminina articula voto de repúdio a Ciro por chamar senadora de ‘assessora para assuntos de cama’

O pedido será apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sob a expectativa de votação em plenário

Debate com presidenciáveis da Band - Divulgação/ Kelly Fuzaro/Band
Apoie Siga-nos no

A bancada feminina do Senado elaborou uma reação formal a declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) contra a senadora Janaína Farias (PT-CE), a quem chamou de “assessora para assuntos de cama”.

O requerimento, protocolado nesta segunda-feira 8, propõe um voto de repúdio a Ciro. Senadoras de esquerda, como Teresa Leitão (PT) e Eliziane Gama (PSD), e de direita, a exemplo de Damares Alves (Republicanos), endossam a iniciativa.

O ex-governador do Ceará questionou a competência de Janaína para assumir uma cadeira na Casa Alta durante entrevista um jornal local, na semana passada. O comentário viralizou neste fim de semana e foi alvo de repúdio entre lideranças políticas.

Segunda suplente de Camilo Santana, hoje ministro da Educação, Janaína Farias tomou posse na semana passada. Ela substituiu a senadora Augusta Brito, que deixou o cargo por 121 dias para assumir uma secretaria no Ceará.

“Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disse Ciro.

No requerimento, a bancada feminina afirma que o pedetista usou de “linguagem machista, preconceituosa e violenta” contra a petista.

“Casos como este somente reforçam a importância de se trabalhar incansavelmente pela equidade de gênero e pelo respeito mútuo no âmbito político e em todos os setores da sociedade”, diz um trecho do documento, que expressa solidariedade pelo “ataque misógino” à senadora.

O pedido de voto de repúdio será apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que seja analisado em plenário.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo