Política
Avião de Lula tem problema técnico após decolagem no México e retornará ao aeroporto
O avião bimotor dá voltas no espaço aéreo mexicano para gastar combustível e pousar em segurança


A aeronave que transportava o presidente Lula (PT) de volta ao Brasil passou por um problema técnico nesta terça-feira 1º e deve retornar para a Cidade do México, de onde decolou.
Uma fonte da Aeronaútica afirmou a CartaCapital que o avião bimotor dá voltas no espaço aéreo mexicano há mais de uma hora para gastar combustível e pousar em segurança.
Em nota, a Força Aérea Brasileira disse que o problema foi resolvido “com sucesso” e que pilotos aguardam o “consumo de combustível necessário” para retornar ao aeroporto.
Lula desembarcou no México no último domingo para acompanhar a posse da presidenta Claudia Sheinbaum. O petista está acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e do chanceler Mauro Vieira, além de outros ministros.
Os integrantes da comitiva presidencial têm se comunicado com assessores do governo por mensagem e demonstraram tranquilidade, segundo um ministro ouvido pela reportagem.
Reprodução/FlightAware
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

FAB anuncia primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano
Por CartaCapital
CNJ afasta desembargador que postou ‘padrão das eleitoras’ de Lula e Bolsonaro em 2022
Por Wendal Carmo