Política

Avança no Senado projeto de Roberto Requião sobre direito de resposta

Senador tenta estabelecer legislação que garanta a pessoas ofendidas, caluniadas ou vítimas por notícias falsas na imprensa o direito a espaço equivalente para réplica

Projeto de Requião foi aprovado pela CCJ
Apoie Siga-nos no

Depois de ter recebido emendas no plenário do Senado, o projeto do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que garante o direito de resposta em veículos de comunicação, foi votado e aprovado na última quarta-feira 9 na Comissão de Constituição e Justiça. As emendas de plenário que reforçavam o projeto de Requião foram acatadas pelo relator, senador Pedro Taques (PDT-MT). Uma das emendas, que comprometia o efeito do projeto, foi rejeitada pela maioria dos senadores.

Desde o seu mandato anterior no Senado, entre 1995 e 2002, Requião luta por estabelecer uma legislação que garanta às pessoas ofendidas, caluniadas ou vítimas de notícias falsas, divulgadas por jornais, revistas, rádios ou televisões, o direito a um espaço equivalente para o restabelecimento da verdade.

Em seu relatório (Leia AQUI), o senador Pedro Taques citou que as mais avançadas democracias do mundo possuem legislação igual à propostas por Requião para assegurar aos seus cidadãos o direito à verdade dos fatos.

A proposta de Requião (Leia AQUI) já havia sido aprovada por unanimidade pela CCJ, mas como recebeu emendas no plenário, voltou à Comissão.

Agora ela retorna ao plenário do Senado para votação e, na sequência, será votada pela Câmara dos Deputados. (Acompanhe o andamento da proposta AQUI)

Assista ao vídeo da CCJ:

*Publicado originalmente em Viomundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo