Política

Governo Lula tem melhora na avaliação de desempenho na segurança pública, aponta pesquisa AtlasIntel

Apesar do avanço, o cenário geral para a gestão petista ainda é negativo

Governo Lula tem melhora na avaliação de desempenho na segurança pública, aponta pesquisa AtlasIntel
Governo Lula tem melhora na avaliação de desempenho na segurança pública, aponta pesquisa AtlasIntel
Lula durante o lançamento do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. Foto: Isaac Amorim/MJSP
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) teve melhora significativa na avaliação feita por eleitores brasileiros sobre o seu desempenho na segurança pública. Apesar do avanço, o cenário geral ainda é negativo. As conclusões aparecem na nova rodada da pesquisa AtlasIntel, feita em pareceria com a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira 26.

Segundo o levantamento, saltou de 15,3% para 30,6% o grupo que diz que o governo Lula faz um trabalho ‘bom’ ou ‘muito bom’ na segurança pública. O avanço de mais de 15 pontos percentuais corresponde ao período de um ano.

Neste mesmo intervalo de tempo, caíram os grupos que avaliam o desempenho da atual gestão nesta área como ‘ruim’ ou ‘muito ruim’ e também aqueles que classificam esse trabalho como ‘regular’. O grupo que marcava avaliação negativa somava 63,5% em fevereiro de 2025 e passou a somar 53% na pesquisa desta quinta, queda de pouco mais de dez pontos percentuais. O índice ‘regular’, por sua vez, caiu de 21,2% para 16,4%.

Veja a comparação:

O salto nos índices, indica a Atlas, é embalado pela boa avaliação popular das iniciativas do governo. O levantamento monitorou a visão dos eleitores sobre quatro das principais políticas de Lula na área e todas foram consideradas importantes para a maior parte dos entrevistados. Foram avaliadas a PEC da Segurança Pública, o PL Antifacção, o Pacto Nacional contra o Feminicídio e as operações contra atuação do crime organizado em bancos e fintechs. Confira os resultados:

O peso do tema no voto

A pesquisa também buscou medir o peso do tema da segurança pública no voto para presidente em 2026. A conclusão geral é de que a área é considerada importante pelo eleitor, mas não capaz de definir sozinha a escolha de um candidato. Veja:

A Atlas entrevistou 4.986 pessoas entre os dias 19 e 24 de fevereiro, pelo método do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo