Economia

Auxílio Brasil: Governo reduz juros, parcelas e limite de desconto de consignado

As medidas buscam reduzir o endividamento das famílias mais pobres

Foto: Senado Federal
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) promoveu ao menos três mudanças no modelo do empréstimo consignado no Auxílio Brasil nesta quinta-feira 9. O objetivo cumpre uma promessa de restringir o endividamento das famílias mais vulneráveis.

A medida mais expressiva é o corte significativo do limite do desconto do benefício de 40% instituído na gestão de Jair Bolsonaro (PL) para atuais 5%. O corte faz com que a renda mensal das famílias beneficiárias do programa social fique menos comprometida.

A segunda mudança implementada pelo novo governo diz respeito à taxa de juros aplicada no empréstimo. Novamente, a opção foi pela redução. No ano passado, a taxa de juros aplicada nos consignados de programas sociais era de 3,5%, passando, a partir desta quinta, para 2,5%.

Por fim, o governo Lula ainda limitou o número de parcelas mensais e sucessivas para seis meses. Antes, a permissão era de até 2 anos.

As medidas, é importante ressaltar, valem apenas para os empréstimos feitos a partir desta data e não impactam as linhas de crédito já concedidas.

A portaria com os detalhes das mudanças está no Diário Oficial da União é assinada por Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo