Política

Autores de ameaças contra senadores contrários a PL das Armas são atiradores e colecionadores, diz relator

Segundo Marcos do Val, um dos agressores já tinha o registro de três armas

Armas de fogo (Foto: ABr)
Apoie Siga-nos no

O relator do projeto de lei denominado de PL das Armas, senador Marcos do Val (Podemos-ES), informou nesta quarta-feira que os autores das ameaças feitas a senadores críticos da proposta são dois homens que integram a categoria de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Eles foram identificados pela Polícia Legislativa, após os parlamentares denunciarem os ataques na semana passada. Levantamento feito pelo GLOBO identificou certificados que permitem a posse de armas a integrantes de milícias e grupos de extermínio, além de armeiros de facções do tráfico.

No plenário do Senado, Do Val informou que um dos agressores já tinham o registro de três armas. Segundo o senador, ele perderá o direito a posse e porte de arma, além de deixar de ser categorizado como CAC. Do Val afirmou ainda que a polícia do Senado pretende indiciar o agressor, além de relatar o inquérito e enviá-lo à Justiça

Os alvos das ameaças foram as senadoras Eliziane Gama (Cidadania-MA), Simone Tebet (MDB-MS) e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE). As senadoras relataram ter recebido e-mails com ameaças. As duas eram chamadas de “cadelas” nas mensagens.

O projeto de lei, que tramita na Comissão de Constituição em Justiça (CCJ), pretende flexibilizar dispositivos do Estatuto do Desarmamento, facilitando a distribuição de armas. Por conta das ameaças, Do Val decidiu adiar a análise do projeto na CCJ.

O relator da proposta afirmou que os autores foram identificados pela Polícia Legislativa, conforme já havia dito o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na segunda-feira. Segundo Do Val, um dos autores das ameaças estava em seu intervalo como vigilante quanto fez a ameaça.

— De forma brilhante, em apenas um único dia, [a Polícia Legislativa] já conseguiu identificar um dos autores, que foi quem enviou a mensagem para a senadora Eliziane Gama. Ele é de Palmares, Maceió. É um CAC, é um vigilante também, estava no seu quarto de hora e achou que pudesse mandar uma mensagem ofendendo a nossa querida senadora Eliziane Gama.

Do Val, que leu parte do inquérito da Polícia Legislativa em seu discurso na tribuna, disse que as ameaças foram feitas no dia 9 de março, mesma data em que a senadora pediu vista do PL das Armas na CCJ.

O segundo autor das ameaças, de acordo com Do Val, é do estado de São Paulo e foi interrogado pela Polícia Legislativa. Na oitiva, ele confessou o crime, assim como agressor identificado em Maceió.

— Após o registro da ocorrência, a polícia do Senado obteve êxito em identificar o autor de fato, o que demandou o envio de uma equipe de policiais legislativos ao Estado de São Paulo para o colhimento do seu interrogatório. Durante a oitiva, o autor confessou as ameaças e disse estar arrependido. Também disse ter iniciado o processo para compra de arma de fogo — disse o senador, lendo o relatório do inquérito da corporação.

Segundo Do Val, a polícia também vai pedir a suspensão do processo de compra de armas do agressor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo