Política

Aurélio Miguel multiplicou seu patrimônio, diz jornal

Vereador é acusado de receber propina para beneficiar empresa de shopping centers no esquema Aref

Apoie Siga-nos no

O vereador de São Paulo e ex-judoca Aurélio Miguel (PR) multiplicou seu patrimônio desde que chegou ao cargo na Câmara Municipal, segundo reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta sexta-feira 15. Em 2004, quando foi eleito pela primeira vez, o campeão olímpico tinha 870 mil reais em bens declarados (1,4 milhão corrigidos pela inflação). Segundo o Ministério Público, o valor passou para 25 milhões de reais em 2012, em bens registrados no seu nome e das suas empresas.

Segundo o jornal, o maior crescimento ocorreu entre 2008 e 2009, quando o vereador foi presidente da CPI do IPTU na Câmara Municipal. Ele é acusado de receber propinas para a liberação de shoppings do grupo Brookfield e de tirar irregularidades do relatório final da comissão. O jornal diz que, segundo depoimentos dados ao Ministério Público, ele teria recebido até 640 mil reais em dinheiro vivo, entregue em carro-forte.

A investigação começou em junho do ano passado quando uma ex-executiva do grupo Brookfield relatou o pagamento de propina a Miguel e Hussain Aref Saab, ex-diretor da prefeitura. Ao jornal, Miguel negou as acusações e disse que o dinheiro é fruto de “negócios legítimos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo