Política
Augusto Aras reforça necessidade de desmobilizar caminhoneiros: ‘Paz e concórdia’
O PGR destacou o envio de esforços para garantir o abastecimento, a ordem econômica e a liberdade de ir e vir


O procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou nesta terça-feira 1 sobre as paralisações de caminhoneiros bolsonaristas iniciadas ainda no domingo 30 pelo País, após o resultado das eleições.
O PGR destacou o envio de esforços para desmobilizar as paralisações nas rodovias e garantir o abastecimento, a ordem econômica e a liberdade de ir e vir.
“Nós do Ministério Público Brasileiro estamos empenhados na preservação da liberdade de expressão de forma pacífica e ordeaira em locais públicos, sem armas, como diz a constituição”, diz em pronunciamento.
“Para isso temos enviado todos os esforços desde ontem, segunda-feira, no sentido de buscar decisões judiciais, em todo o Brasil e também no Tribunal Superior para que as rodovias sejam liberadas preservando-se o abastecimento, a ordem econômica e a liberdade de ir e vir de todos os brasileiros e brasileiras”, acrescentou.
“Paz e concórdia”, finaliza o PGR.
Também nesta terça-feira após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, cerca de 200 procuradores enviaram um memorando a Aras pedindo a abertura de inquérito criminal para apurar omissão por parte de Bolsonaro, que só se pronunciou sobre o caso depois de dois dias, e demais autoridades públicas envolvidas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bloqueios: 200 procuradores pedem que Aras investigue se houve omissão de Bolsonaro
Por CartaCapital
‘Vão sentir saudade da gente’, disse Bolsonaro, momentos antes de pronunciamento
Por Victor Ohana
STF vê reconhecimento de resultado eleitoral no pronunciamento de Bolsonaro
Por CartaCapital
Ministro diz que PRF atua ‘ininterruptamente’, mas caminhoneiros seguem com bloqueios
Por Getulio Xavier