Ato de coragem

Simone Tebet comprou briga para lançar sua candidatura à Presidência e outra maior ainda para apoiar Lula. Valeu a pena: ela sai maior das eleições

Ao término da apuração em 2 de outubro, Tebet não hesitou em colocar-se contra o projeto autoritário de Bolsonaro - Imagem: Ricardo Stuckert

Apoie Siga-nos no

Numa eleição plebiscitária desde o primeiro turno, ter 4,2% da preferência do eleitorado ou menos de 5 milhões de votos de um universo superior a 125 milhões de votantes parece ser algo insignificante. A tese, no entanto, não vale para a senadora Simone Tebet, do MDB, que ficou em terceiro lugar numa disputa presidencial com alto grau de polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. Ao contrário, o desempenho de Tebet encaixa-se muito mais em jargões utilizados no mundo político, de que ela saiu maior do que entrou na disputa e que perdeu eleitoralmente, mas, politicamente, foi vitoriosa.

A campanha da senadora foi marcada por pequenas conquistas desde o nascedouro, passando pela performance elogiosa nos vários debates de televisão, até o protagonismo que ocupou no segundo turno, ao aderir e atuar de forma intensa no palanque do ex-presidente Lula. “Não é porque as coisas são difíceis que a gente não tem de lutar. As batalhas e as dificuldades existem para serem superadas. As vezes que mais ganhei na minha vida foi quando eu perdi. A gente luta para ganhar sim, só que tão importante quanto a chegada, já dizia Guimarães Rosa, é o caminhar. A gente planta boas sementes para uma colheita coletiva”, resume Tebet, em uma recente entrevista.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.