Política
Ato de Bolsonaro em Pernambuco tem pouco público; Lula ironiza e convoca manifestação
O petista chega a Recife na manhã desta sexta 14 para uma caminhada com Marília Arraes (Solidariedade)


O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta quinta-feira 13 sua primeira viagem ao Nordeste após associar a vitória de Lula (PT) na região no primeiro turno ao analfabetismo.
Bolsonaro cumpriu agenda na praia de Boa Viagem, em Recife (PE). No palanque, esteve acompanhado, entre outros, do ex-ministro Gilson Machado (PL-PE), derrotado em sua tentativa de conquistar uma vaga no Senado.
O ato, porém, não contou com grande adesão popular. Segundo análise do site Poder360, 1.791 pessoas acompanharam o discurso do ex-capitão. Líder da disputa em segundo turno pela Presidência da República, Lula (PT) ironizou o esvaziado comício bolsonarista.
“Amanhã estou em Recife junto com o povo. Vamos lá!”, publicou o petista nas redes sociais, ao compartilhar post de uma jornalista sobre o pequeno público em favor do presidente.
Lula chega à capital pernambucana na manhã desta sexta 14 para uma caminhada com Marília Arraes (Solidariedade), que disputa o governo estadual com Raquel Lyra (PSDB). A concentração está marcada para as 11h, no Parque Treze de Maio.
Amanhã estou em Recife junto com o povo. Vamos lá! https://t.co/9BOgso4bKh pic.twitter.com/9MYFeR5wo1
— Lula 13 (@LulaOficial) October 13, 2022
No Nordeste, Lula chegou a 67% dos votos válidos no primeiro turno, ante 26,8% de Bolsonaro. O petista também superou o presidente no Norte. Bolsonaro, por sua vez, levou a melhor no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.
Nos últimos dias, Lula tem rebatido uma declaração em que Bolsonaro mencionou o analfabetismo no Nordeste a fim de justificar a derrota nos estados da região. Segundo Lula, “quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista, nesse monstro que governa o País”.
Em 5 de outubro, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro citou que Lula “venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo”.
“Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região”, disse o ex-capitão na live.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Atlas: Lula tem 4,6 pontos de vantagem sobre Bolsonaro a 17 dias do 2º turno
Por CartaCapital
Silas Malafaia sugere que fiéis em Aparecida seriam ‘apadrinhados de Lula’
Por CartaCapital
CPX: Ativistas desmentem fake news que tentam associar Lula ao narcotráfico
Por Camila da Silva