Política
AtlasIntel: Eduardo Paes lidera a corrida pela prefeitura do Rio com quase 50% das intenções de voto
Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo lugar, com 32,1%, e Tarcísio Motta (PSOL) é o terceiro colocado, com 8,1%


Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira 30 pelo instituto AtlasIntel mostra que Eduardo Paes (PSD) lidera com folga a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo o levantamento, Paes tem 49% das intenções de voto. O percentual é o mesmo da rodada anterior, divulgada na semana passada. Confira os resultados:
- Eduardo Paes (PSD): 49%
- Alexandre Ramagem (PL): 32,1%
- Tarcísio Motta (PSOL): 8,1%
- Carol Spronza (NOVO): 3%
- Cyro Garcia (PSTU): 1,4%
- Marcelo Queiroz (PP): 1,3%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1,3%
- Juliete Pantoja (UP): 0,8%
Os que não sabem em quem votar somam 2%, o que representa uma variação negativa de um ponto percentual na comparação com a pesquisa anterior. Já os que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 1,1%, sendo dois pontos percentuais abaixo do que o registrado na pesquisa passada.
Segundo turno
O instituto AtlasIntel também projetou cenários de segundo turno para o Rio de Janeiro. No primeiro, Paes tem 57% contra 36% de Alexandre Ramagem (PL), com 4% indicando que votariam em branco/nulo e 3% de indecisos.
O segundo monitoramento envolve um embate direto entre Paes e Tarcísio Motta (PSOL). O atual prefeito do Rio fica, nesse caso, com 52% dos votos, enquanto Tarcísio obtém 22%. O alto percentual de brancos e nulos é marcante nesse segundo cenário, representando 22% dos entrevistados. Os indecisos somam 4%.
O levantamento ouviu 1.633 pessoas entre os dias 24 e 29 de setembro, seguindo o método do Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. No TSE, o registro é o RJ-00739/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rio de Janeiro: Paes lidera com folga e pode vencer no 1º turno, mostra Real Time Big Data
Por CartaCapital
Datafolha no Rio: Ramagem cresce, mas Paes segue isolado na liderança
Por CartaCapital
TRE-RJ derruba propaganda de Ramagem que associa Paes ao assassinato de Marielle
Por CartaCapital
A irritação de Flávio Bolsonaro com a manifestação de Marçal em apoio a Ramagem no Rio
Por CartaCapital