Política
AtlasIntel: David Almeida cresce e abre 7 pontos de vantagem na disputa pela prefeitura de Manaus
O cenário anterior era de empate técnico com outros dois candidatos


A nova rodada da pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira 3, aponta o atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), na liderança da corrida eleitoral com 29,2% das intenções de voto. Almeida registrou um crescimento expressivo de 6 pontos percentuais desde julho, consolidando-se como o favorito na disputa.
Em segundo lugar está o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), com 22,1%, seguido, então, pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que alcança 19,8%. Com a margem de erro de três pontos percentuais, Neto e Mandel estão tecnicamente empatados, intensificando a disputa pelo segundo lugar.
Os três políticos citados, vale dizer, estavam em um empate técnico na rodada anterior da pesquisa, em julho, quando Almeida liderava, mas tinha apenas 23% das intenções de voto. Naquele mês, Neto somava 22% e Mandel, 21%.
Na quarta posição do levantamento divulgado nesta quinta-feira está Roberto Cidade (União Brasil), com 14,5% das intenções de voto. Embora ele esteja tecnicamente empatado com Mandel dentro da margem de erro, ainda se encontra em uma posição menos competitiva. Confira os números:
Segundo turno
As simulações de segundo turno indicam que Almeida venceria tanto Neto quanto Mandel, obtendo 42% das intenções de voto em ambos os cenários projetados. Em um confronto direto entre os dois que disputam a segunda posição, Neto venceria Mandel por uma margem de 7 pontos percentuais. Veja os seis cenários monitorados:
A pesquisa AtlasIntel em Manaus entrevistou 1.194 eleitores entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro. O método utilizado nas entrevistas é o Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). No TSE, o levantamento foi registrado com o número AM-00302/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quaest divulga pesquisas eleitorais em Natal, Manaus, Macapá e Rio Branco; veja os resultados
Por CartaCapital
David Almeida vai a 37% e lidera disputa pela prefeitura de Manaus, mostra Quaest
Por CartaCapital