Política
Atlas: brasileiros apontam criminalidade e corrupção como os maiores problemas do País
Os líderes do ranking estão mais de 30 pontos percentuais à frente dos demais desafios listados pelos entrevistados
Uma pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça-feira 7 aponta que o principal problema do País, na avaliação dos brasileiros, envolve criminalidade e tráfico de drogas. No segundo lugar do ranking aparece a corrupção.
Os dois itens estão mais de 30 pontos percentuais à frente dos demais desafios listados pelos entrevistados.
A pesquisa contou com 1.904 entrevistas, entre 3 e 6 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento seguiu uma metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR, segundo a qual os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).
O Atlas Intel diz que, a fim de garantir a representatividade em nível nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.
Confira o ranking dos principais problemas do Brasil hoje em dia, na avaliação dos entrevistados (cada pessoa podia escolher até três itens da lista):
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Armas e munições são furtadas de batalhão da Polícia Militar em Santos
Por CartaCapital
Fachin propõe que STF suspenda tese sobre porte de arma branca até novo decreto
Por Wendal Carmo
CCJ da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armamento
Por Wendal Carmo




