Economia
As prioridades de Lula no Congresso sob nova direção, segundo Padilha
O ministro das Relações Institucionais participou, nesta segunda-feira, de uma reunião com o presidente Lula e os presidentes eleitos na Câmara e no Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União)


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), listou nesta segunda-feira 3 as prioridades do governo federal no Congresso Nacional neste ano.
Uma das pautas é a aprovação do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês. Na semana passada, o presidente Lula (PT) sinalizou restarem poucos ajustes a realizar na proposta.
“A reforma do IR está sendo detalhada pela Fazenda, mas ainda não há data definida para o envio. Nossa meta é aprovar para 2025 para valer para 2026“, declarou Padilha a jornalistas, após reunião com Lula e os novos presidentes da Câmara e do Senado — respectivamente, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP).
Na relação de prioridades do governo também estão a aprovação de pautas da educação, como o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, além de iniciativas de combate e prevenção às mudanças climáticas e de regulamentação das redes sociais.
“Conversamos com os dois presidentes que estamos trabalhando durante todo o mês de janeiro para apresentar ao Congresso os projetos que são prioritários para o governo nos próximos dois anos”, detalhou o responsável pela articualação política do Palácio do Planalto. “A expectativa é que na semana que vem a gente apresente essa agenda com detalhes.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Questão ideológica que dividia na eleição foi secundarizada, diz Lula no 1º encontro com Alcolumbre e Motta
Por CartaCapital
Conheça Davi Alcolumbre, o novo presidente do Senado
Por CartaCapital
Motta diz que vai se reunir com lideranças antes de decidir sobre anistia aos golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Conheça Hugo Motta, o novo presidente da Câmara dos Deputados
Por CartaCapital