Política

As condições para Tarcísio ser candidato à Presidência em 2026, segundo Gilberto Kassab

O presidente do PSD, que ocupa o cargo de secretário de Governo do bolsonarista em São Paulo, reconheceu que Lula (PT) é atualmente o favorito a vencer a eleição que se aproxima

As condições para Tarcísio ser candidato à Presidência em 2026, segundo Gilberto Kassab
As condições para Tarcísio ser candidato à Presidência em 2026, segundo Gilberto Kassab
Gilberto Kassab. Foto: Rodrigo Costa/Alesp
Apoie Siga-nos no

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, considera que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), só vai disputar a Presidência em 2026 se tiver muita confiança de que vai vencer. “Ele só será candidato se tiver quase certeza da vitória”, afirmou o político, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Governo do bolsonarista em SP. A avaliação foi feita em entrevista publicada nesta sexta-feira 8 pelo jornal O Globo.

Para Kassab, aquele que mais tem chance de vencer o pleito do ano que vem segue sendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração marca uma mudança drástica de avaliação do político, que recentemente afirmou que o petista perderia a eleição em 2026. “Pesquisa reflete momento. Naquele momento, os números mostravam isso. Agora, ele ganharia. Almoçamos ontem, e ele parece bem animado com a reeleição”, disse Kassab. 

O secretário de Tarcísio também aproveitou a entrevista para comentar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chamando a medida de “lamentável”. “Nas vírgulas da Constituição, há juristas falando que a decisão do Moraes foi correta. Nas vírgulas da política, ele podia ter evitado”, disse Kassab.

Mesmo preso em sua residência, Bolsonaro segue – e deverá seguir – sendo um personagem de peso para as eleições do ano que vem. Tanto que, segundo Kassab, uma eventual candidatura presidencial perderia força sem o apoio do ex-capitão. Essa premissa, explica, também vale para os anseios políticos de Tarcísio. “Não dá para sair candidato sem o apoio da maior figura da direita”, resumiu Kassab.

O político sustenta que, caso Tarcísio tope a empreitada, o PSD estará no palanque do bolsonarista. Se o projeto não sair do papel, porém, o político diz já ter planos B e C: lançar o governador do Paraná, Ratinho Jr., como candidato. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é a outra possibilidade, disse ao jornal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo