Política
As 10 propostas aprovadas pela Câmara na sessão desta terça-feira
Outros 7 projetos estavam na pauta, mas não foram analisados pelos deputados


A Câmara dos Deputados aprovou dez projetos de lei durante a sessão deliberativa realizada nesta terça-feira 14.
Boa parte dos textos analisados pelos parlamentares tem relação com a Educação, como parte de um esforço concentrado no setor anunciado na semana anterior pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), em alusão ao Dia dos Professores, celebrado nesta quarta-feira 15.
Há, ainda, projetos ligados à infância, tema escolhido por Motta em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no último domingo 12.
Boa parte das matérias aprovadas será enviada ao Senado para tramitação na Casa Alta. Dois projetos, porém, vão direto à sanção presidencial por já terem sido aprovados pelos senados. Esses dois textos tratam da criação do Dia Nacional da Proteção de Dados e de alterações nos programas de apoio ao transporte do escolar e de alimentação nas escolas.
Veja a lista de projetos aprovados:
- PL 2076/2022 – Institui o Dia Nacional da Proteção de Dados;
- PL 743/2023 – Aprova o acesso de professores da área rural a veículos de transporte escolar;
- PL 3824/2023 – Estabelece a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica;
- PL 6234/2023 – Estabelece prioridade nas investigações e ações penais sobre mortes violentas em que figurem como vítimas crianças e adolescentes;
- PL 3096/2024 – Altera trechos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas instituições de ensino federais;
- PL 625/2025 – Institui o “Selo Compromisso com a Primeiríssima Infância”;
- PL 672/2025 – Estabelece o direito ao piso salarial para os professores temporários;
- PL 1924/2025 – Institui a Estratégia de Desenvolvimento Infantil;
- PL 2122/2025 – Institui a Política Nacional de Proteção Emocional, Educação Consciente e Combate à Violência entre Jovens; e
- PDL 242/2025 – Aprova a adesão do Brasil ao Convênio Constitutivo do Fundo Multilateral de Investimentos IV (FUMIN IV) e ao Convênio de Administração do Fundo Multilateral de Investimento IV (FUMIN IV).
Sete projetos não votados
A Câmara ainda tinha na pauta da sessão desta terça-feira outros sete projetos que não foram apreciados. Novamente, a lista é focada em medidas voltadas para crianças e adolescentes, bem como em textos relacionados à Educação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara aprova piso salarial de professores para contratos temporários
Por CartaCapital
Redes: CCJ da Câmara aprova remover posts idênticos a conteúdos declarados ilegais pela Justiça
Por CartaCapital
Senado aprova projeto com penas mais duras para crimes violentos; texto segue para a Câmara
Por CartaCapital