CartaExpressa

Aras diz que PGR tomará ‘todas as medidas cabíveis’ sobre ataque sofrido por Moraes na Itália

Na sexta-feira 14, Alexandre de Moraes e sua família foram hostilizados por um grupo de três brasileiros

O PGR, Augusto Aras, no STF. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República acionou a Polícia Federal para obter detalhes sobre o ataque sofrido pelo ministro Alexandre de Moraes e sua família enquanto viajavam pela Itália.

O procurador-geral, Augusto Aras, afirmou que tomará todas as medidas cabíveis em relação ao caso, que classificou como uma atitude “repulsiva”.

Na sexta-feira 14, Alexandre de Moraes e sua família estavam no aeroporto de Roma quando um grupo de três brasileiros, dois homens e uma mulher, confrontaram o magistrado com ofensas e, na sequência, participaram para a agressão física. Os três indivíduos já foram identificados pela PF.

O caso gerou comoção entre juízes e nomes do novo governo. A Associação dos Juízes Federais do Brasil solicitou “efetiva e exemplar responsabilização dos autores” e afirmou que ministros do Supremo Tribunal Federal merecem tratamento “digno e respeitoso” no exercício de função tão relevante. A carta foi assinada por outras oito associações.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, questionou “até quando essa gente extremista vai agredir agentes públicos, [até] mesmo quando acompanhados de suas famílias?”. O ministro taxou ao comportamento criminoso de “quem acha que pode fazer qualquer coisa por ter dinheiro no bolso”.

O brasileiro apontado como agressor do filho de Alexandre de Moraes, Roberto Mantovani, foi candidato a prefeitura na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, no interior de SP, em 2004.

Andreia Muranão, Mantovani e Alex Zanatta encontraram o ministro do STF no aeroporto de Roma por volta das 18h45 da sexta-feira. De acordo com a investigação, Andreia teria sido a primeira a xingar Moraes de “bandido”, “comunista” e “comprado”. As ofensas foram engrossadas pelos dois homens que, momentos depois, agrediram fisicamente o filho do ministro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo