Política

Aprovação do governo Lula melhora 5 pontos em junho, mostra pesquisa Quaest

Lula saltou de 51% para 56% de aprovação na comparação com a pesquisa divulgada em abril deste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A aprovação ao governo Lula (PT) melhorou 5 pontos percentuais em junho, segundo a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira 21.

Segundo o levantamento, Lula saltou de 51% para 56% de aprovação na comparação com a pesquisa divulgada em abril deste ano. O resultado desta quarta-feira coloca o governo no mesmo patamar de aprovação registrado em fevereiro.

No quesito desaprovação, o sinal para o governo também é positivo. Nesta quarta-feira o volume de entrevistados que dizem reprovar a atuação da gestão petista é de 40%. Em abril, o índice era de 42%. Neste caso, apesar da redução, a mudança é considerada uma estabilidade no índice pela margem de erro da pesquisa. Em fevereiro, vale lembrar, o volume negativo era de apenas 28%.

De acordo com o levantamento, Lula registrou crescimento de aprovação em todos as camadas sociais pesquisadas. Para Felipe Nunes, CEO da Quaest e responsável pela pesquisa, o que ‘chama mais a atenção’, neste caso, é o avanço entre aqueles que se dizem eleitores de Jair Bolsonaro (PL).

“Embora essa melhora tenha acontecido em todos os estratos sociais, chama atenção a melhora entre eleitores de Bolsonaro. Nesse segmento, a aprovação passou de 14% para 22%”, anota o pesquisador na divulgação dos índices.

A explicação, segundo Nunes, é um salto na avaliação positiva entre aqueles que, até aqui, consideravam o governo como regular.

“O indicador de avaliação ajuda a entender a dinâmica desse aumento de aprovação”, destaca o pesquisador. “Embora a avaliação positiva tenha se mantido estável, a avaliação regular cresceu, passou de 29% para 32%. Ou seja, a melhora na aprovação veio de um público que considera o governo como regular”.

O salto, neste ponto, foi puxado pela maior percepção de melhora na economia no período. Atualmente são 32% aqueles que concordam que a economia brasileira melhorou nos últimos meses. Na pesquisa anterior o volume era de 23%. O grupo que viu piora somou 26% no levantamento desta quarta. Era 34% em abril.

“Desse segmento de 32% que acha que a economia melhorou, 86% aprovam o governo. No mês passado, esse segmento não só era menor (23%), como também aprovava menos o governo (69%)”, destaca Nunes.

O volume de eleitores otimistas com a economia nos próximos meses também avançou, de 51% para 56%. Para o pesquisador, porém, o dado mais importante, neste caso, é o número de bolsonaristas que visão otimista. O grupo de eleitores do ex-capitão com boa expectativa sobre a economia saltou de 25% para 31%.

Por fim, a pesquisa monitorou também as expectativas sobre o desemprego, a inflação e poder de compra. O otimismo nos três pontos também cresceu, fato que ajuda a explicar a melhora na aprovação do governo.

“Investigamos ainda as expectativas sobre desemprego, inflação e o poder de compra das pessoas. Nos três casos o resultado é o mesmo: otimismo voltou! Mais gente acredita que o desemprego e a inflação vão cair e o poder de compra vai aumentar”, conclui Nunes.

A pesquisa Quaest foi contratada pela consultoria de investimentos Genial e realizada entre 15 e 18 de junho. Para chegar aos resultados, foram realizadas 2.029 entrevistas presenciais em 120 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de 2.2 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo