Política
Aprovação de lula cai a 42% e desaprovação sobe a 55%, aponta Paraná Pesquisas
Os resultados reforçam a tendência de queda na popularidade do petista nos últimos meses


Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, referente ao mês de fevereiro, aponta queda na aprovação do governo Lula (PT).
De acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados aprovam a gestão, ante 46,1% em janeiro — uma redução de 4,1 pontos percentuais. A desaprovação, por outro lado, chegou a 55%, uma alta de 4,6 pontos em relação aos 50,4% anteriores.
O estudo também revela que a melhor avaliação de Lula está no Nordeste, onde 55% aprovam a administração, enquanto 42,1% a reprovam. Já no Sul do país, o cenário se inverte: 64,8% desaprovam o governo, contra 31,6% de aprovação.
Os resultados reforçam a tendência de queda na popularidade do petista em seu terceiro mandato, confirmada também por outras pesquisas, como a do Datafolha, que indicou queda de 11 pontos percentuais na aprovação da administração de Lula.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.010 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal, distribuídos em 162 municípios. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Acordo de paz na Ucrânia e COP30: os detalhes da conversa entre Lula e Macron
Por Caio César
Daniel Silveira vira réu por portar celulares enquanto estava detido na Superintendência da PF no Rio
Por Wendal Carmo
Governo quer ajudar Vale a voltar a ser a primeira em mineração, diz Lula
Por CartaCapital