Política

Aprovação de governo Lula segue estável após 5 meses, diz Datafolha

Ao menos 37% dos entrevistados aprovam a gestão petista; outros 27% reprovam

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Após quase seis meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém sua aprovação estável. 

Consideram o governo como ótimo ou bom 37% dos brasileiros, enquanto 27% avaliam a conduta do presidente como ruim ou péssima. Outros 33% apontam o petista como regular e 3% não opinaram. 

Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado 17. 

Com relação a levantamentos anteriores, a aprovação se manteve dentro da margem de erro. Em março, os que consideravam o governo ótimo ou bom eram 38%. 

Os números são parecidos com os dos primeiros meses de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que era aprovado por 33% dos brasileiros. 

Entre os que mais aprovam o atual presidente, estão aqueles e renda mais baixa, que ganham até dois salários mínimos. Mais de 43% do grupo considera o terceiro governo Lula ótimo ou bom. 

Já os que reprovam o petistas estão aqueles que ganham de 2 a 5 salários mínimos, classificados como classe média e os moradores do Centro-Oeste. 

O recorte em que mais se observa oscilação da análise governamental está entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos mensais. No grupo, houve uma queda significativa na reprovação, de 15 pontos percentuais em comparação ao levantamento de março, quando registrava 47%, agora 32%. 

A melhora da avaliação neste extrato da população pode estar relacionada com questões econômicas, como a aprovação pela Câmara do arcabouço fiscal, a queda do preço do dólar e a diminuição do risco Brasil.

O levantamento foi feito em 112 municípios com 2.010 eleitores, entre o dia 12 e 14 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou menos. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo