Política

Após união de partidos, Doria desiste de tirar dinheiro de universidades

Projeto apresentado pelo tucano extingue dez órgãos públicos, responsáveis por diferentes áreas como saúde, habitação e transporte

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recuou nesta quinta-feira 9 e decidiu excluir universidades estaduais paulistas e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) do Projeto de Lei (PL) 529.

Apresentado há dois meses, o PL determina que o superávit financeiro de 2019 das universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp) e da Fapesp seja transferido ao tesouro estadual para uso no orçamento de 2021.

O projeto também extingue dez órgãos públicos, responsáveis por diferentes áreas como saúde, habitação e transporte.

A proposta, no entanto, não foi bem recebida pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesp). Pela primeira vez na casa houve uma junção de PT, PSL, PSOL, Novo e outras sete legendas para obstruir a votação.

A retirada dos recursos das universidades, que só neste ano perderiam 1 bilhão de reais, é um dos pontos que enfrenta maior resistência e mobilizou a comunidade acadêmica e científica.

Entre os setores que se mobilizaram contra o pacote estão órgãos tão diversos quanto o Fórum Paulista do Agronegócio, sindicatos e associações de funcionários públicos e o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais (Cruesp).

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou uma nota na noite da última quinta-feira 8.

“Felizmente, vários parlamentares e lideranças da sociedade civil sensibilizaram-se com os argumentos do Cruesp e da comunidade acadêmica e manifestaram apoio intransigente à autonomia universitária, reconhecendo a inegável contribuição das universidades estaduais paulistas e da Fapesp para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado e do país”, diz a nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar