Política

Após ‘surra de saias’ conservadora, RN tem chance de eleger uma petista

A senadora Fátima Bezerra lidera pesquisas no estado, que assiste ao enfraquecimento das suas oligarquias políticas

A governadora Fátima Bezerra lidera as pesquisas para o governo
Apoie Siga-nos no

Terreno fértil para oligarquias, o Rio Grande do Norte é também o único estado brasileiro em que uma mulher do campo progressista lidera a corrida eleitoral para o executivo. O favoritismo da senadora Fátima Bezerra (PT) – com 34% das intenções de voto segundo o último levantamento do Ibope –  contrasta com a tradição local liderada pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) – com 15% – e pelo atual governador Robinson Faria (PSD), que tenta permanecer no cargo mesmo sendo um dos gestores mais mal avaliados do Brasil devido ao atraso de salários dos servidores e do aumento recorde da criminalidade.

A expectativa de reeditar as famosas “surra de saias”, termo nascido das repetidas vitórias de mulheres na esfera estadual teria a novidade da chegada ao poder de uma candidatura de esquerda, diferentemente da eleição da conservadora Rosalba Ciarilini (DEM), em 2010, e dos triunfos da governadora Wilma de Farias, considerada uma política de centro, em 2002 e 2006.

A contestação feminina sempre esteve na vanguarda no solo potiguar desde a conquista da mossoroense Celina Guimarães, a primeira mulher com direito a votar no Brasil, e do feito de Alzira Soriano, a primeira prefeita eleita da América Latina em 1929 no município de Lages, localizado na parte norte ou no “lombo do elefante”, conforme os potiguares falam sobre o desenho de seu mapa.  

Leia também: O papel das mulheres como candidatas nas eleições de 2018

“Temos uma larga trajetória de luta, mas vivemos em um estado extremamente violento com as mulheres. Tivemos o maior aumento nacional da violência e dentro desse contexto as mulheres negras ocupam o topo entre as vítimas. Lutamos por uma presença feminina na política, mas não adianta achar que somente a representatividade resolverá os problemas. Essa representação deve servir para a nossa luta, somos uma campanha feminista que defende a liberdade de Lula até as últimas consequências”, destaca a militante Rayane Andrade, de Mossoró, segunda maior cidade do RN que acumulou seis governos consecutivos de mulheres e atualmente é administrada por Rosalba, do poderoso clã Rosado.

Para superar o peso do sobrenome ou do “filhotismo”, na interpretação dos críticos, a associação ao legado de Lula está na linha de frente da campanha de Fátima. Formada em Pedagogia e entusiasta de Paulo Freire, a parlamentar atuou na revolução educacional com a expansão da Universidade Federal Rural do Semiárido, inaugurada pelo ex-presidente. A escola, que contava com dois cursos, passou a oferecer 42 graduações a quase dez mil estudantes de diversos lugares, especialmente do Nordeste.

“Tínhamos somente dois Institutos Federais e a rede começou a se expandir por todas as regiões do estado, projeto que teve a intensa participação de Fátima e do então ministro da educação, Fernando Haddad. Cada campi retrata a realidade da economia local para permitir educação de qualidade e a chance da pessoa permanecer na sua terra, isso ocorre com o curso de agroecologia em Vale do Assú, a mineração em Parelhas, o polo têxtil em Caicó e a pesca na Costa Branca”, complementa Germano Neto, sociólogo.

A chegada de profissionais da saúde através do programa Mais Médicos, durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, também trouxe impacto positivo a milhões de cidadãos no Brasil que  nunca haviam recebido atenção básica, incluindo áreas do interior do RN.

O documentário “Vem de Cuba” retrata a relação entre os estrangeiros e a população na pequena São Miguel do Gostoso, a cem quilômetros de Natal, abordando o exitoso entrosamento entre as comunidades e os profissionais e as dificuldades encontradas .

O bom desempenho de projetos federais soma-se ao resultado de outras administrações petistas no nordeste, a exemplo do Ceará, Bahia e Piauí, onde os atuais governadores também aparecem à frente nas pesquisas, para buscar o convencimento dos eleitores. A referência a esses modelos inclusive fez com que o programa da petista fosse acusado de copiar as propostas de seus companheiros de partido sem adaptá-las à realidade potiguar.

Leia também:
Candidato do PT ao governo de SC mostra força onde Bolsonaro lidera
Em um Maranhão renovado, Dino tenta confirmar fim da era Sarney
Esquerda tenta fôlego em meio ao conservadorismo no Rio de Janeiro

Além disso, conforme ocorreu em outros tempos da história, em momentos de revolta a tendência do eleitorado é de rechaço às famílias tradicionais e aos acordões políticos. Nesse sentido, a reduzida coligação de Fátima junto somente ao PCdoB e ao PHS pode ser uma vantagem em comparação às largas alianças agrupadas por Carlos Alves e Robinson Faria.

“O retrospecto recente destaca o incômodo com grandes coalizões. A própria Fátima sofreu com isso em 2008 quando disputou a prefeitura de Natal apoiada pela então governadora Wilma, o presidente Lula e a maioria da classe política daqui. Acabou perdendo no primeiro turno para Micarla de Souza, que apresentava-se como representante dos valores tradicionais, afora ter valido-se da campanha difamatória contra a adversária. Parece ter aprendido agora”, contextualiza a pesquisadora Maria Clara Freitas.

O enfraquecimento da elite política

O melhor exemplo para retratar o declínio e o receio de parte da elite diante do voto popular se reflete na desistência de José Agripino Maia (DEM), senador em quarto mandato e ex-governador, de tentar a reeleição. Acossado por denúncias de corrupção, o ex-presidente do Democratas concorrerá a uma vaga entre os deputados federais depois de ter sido um dos principais nomes de oposição aos governos de Lula e Dilma e apoiar o golpe.

Essa também será a primeira eleição em quase cinquenta anos sem a presença de Henrique Alves (MDB), eleito onze vezes consecutivas para a Câmara Federal. Preso e depois liberado devido a investigações que apontam desvios em obras públicas, o veterano assiste seu partido apoiar a candidatura de Carlos Eduardo, prefeito eleito de Natal por quatro vezes.

A gestão da Arena das Dunas é um dos pontos sobre os quais recaem críticas ao pedetista, que apesar de bem avaliado em anos anteriores, desgastou-se pelo atraso de salário e por ter deixado o comando da capital a seu vice do MDB.

Contribui para o pouco entusiasmo com a classe política o apoio majoritário dos líderes locais às reformas que aprofundaram a crise nacional e em, consequência, no estado. Coube a um parlamentar do Rio Grande do Norte, o tucano Rogério Marinho, relatar a reforma trabalhista, responsável por reduzir o nível salarial, liberar as terceirizações, o regime intermitente e precarizar as condições de trabalho da massa no contexto urbano e rural.

No campo, as medidas de arrocho cancelaram o seguros a agricultores que sofreram com a seca de cinco anos. “Tive duzentas cabras e agora não tenho nada. Parei de produzir pelo preço da ração de milho, além da questão da água que segue precária, temos o que beber devido às cisternas construídas, mas isso não garante a produção, precisamos de uma verdadeira reforma agrária para além da distribuição de terras que foi feita”, conta Francisco Chagas agricultor no assentamento Independência.

Na Chapada de Apodi, que ainda espera a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, além da concentração fundiária, a drástica diminuição da extração de petróleo na região em razão da descoberta do pré-sal afetou a cadeia produtiva e cortou postos de emprego. A decisão da Petrobras debilitou os produtores que recebiam royalties e se estendendo a Mossoró, onde o preço da gasolina beira os cinco reais num dos redutos em que o controle dos políticos tradicionais permanece.

Percorrendo o caminho contrário aos expoentes da direita, a deputada federal e candidata ao Senado Zenaide Maia (PHS), apesar do sobrenome, diferenciou-se por ser o único voto do RN contra o golpe e perfilar-se contrariamente à retirada de direitos da classe trabalhadores a e à PEC do teto de gastos.

Outro nome que desponta na contramão dos antigos favoritos, o Capitão Styvenson, popularizado pela atuação na operação Lei Seca, recusou o PSL de Jair Bolsonaro, registrando-se na Rede para concorrer ao Senado e manter-se desvinculado de outras campanhas, estratégia que desagrada seus parceiros de chapa.

O militar, que atuou na reforma de uma escola da periferia, afirma não apoiar a militarização do ensino, embora defenda a ordem e hierarquia na lista das prioridades. “As pessoas pediam para eu me candidatar a qual cargo fosse. Pensei nisso como um espelho do que a sociedade espera baseado no meu trabalho na operação Lei Seca, pois tratei sempre todos sem distinção, do ministro a pessoa mais simples. Isso causou uma efervescência na população ao ver poderosos serem confrontados com a lei”, opina Styvenson.

Enquanto a campanha de Marina Silva não deve contar com o engajamento de seu principal nome regional, o PSOL tem um pequeno alento em terras potiguares. Localizam-se no estado as únicas duas prefeituras administradas pelo partido em todo o Brasil, Janduís e Jaçanã, localidades do interior que podem trazer algum reforço aos presidenciáveis Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, sua vice e primeira indígena a concorrer ao posto.

O RN, aliás, não possui nenhuma terra indígena demarcada, expondo etnias como a dos potiguares ao avanço da cana de açúcar e da especulação imobiliária, como nas proximidades de Goianinha e Canguaretama.

“Temos respeito pelas políticas de combate à fome, as parceiras firmadas, as cestas de alimentos que chegavam durante a estiagem evitando que indígenas fossem encher as favelas. Vivemos um momento de diálogo interrompido com o golpe e agora existe a pressão para que as minorias se curvem aos poderosos e nós não aceitamos isso, nem a desqualificação do que conquistamos. Podemos comer sushi e não virar japoneses, assim como os brancos podem comer farinha de mandioca e não se transformarão em índios”, explica o cacique Luis Catu.

O governador da insegurança

A ausência do governador nos debates temáticos sobre a segurança dão medida do tamanho do problema e dos pontos frágeis da atual administração em relação à criminalidade que coloca o RN como o mais violento do Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança. Curiosamente, em 2014, Robinson elegeu-se com o discurso da segurança, apoiado à época inclusive pelo PT, que romperia com o ex-aliado logo no início de sua gestão.

 O reduzido efetivo diante da inexistência de concursos para as políticas ao longo da década e as restrições orçamentárias trouxeram consequências às ruas da capital e interior. “Precisamos humanizar o estado e capacitar os servidores a partir dos direitos humanos e da valorização profissional. O desejo de policiais em militarizar a sociedade não é bom nem para a instituição, que precisar transformar-se em uma polícia cidadã e não truculenta ou agressiva por carregar na sua formação esse comportamento. Hoje, dos sete mil homes, aproximadamente dois mil estão afastados pelos mais diversos problemas”, comenta a sargento Regina, candidata a deputada estadual pelo PT, integrante do grupo de policiais antifascistas e identificada com os segmentos quilombolas, dos ciganos, povos de terreiro e comunidade LGBT.

Nesse quadro, o RN registra 68 mortes a cada cem mil habitantes, o dobro da média nacional ao passo que a máquina estadual diminuiu os investimentos, sendo o quarto estado que menos gasta com a pasta. O panorama fez com que a rejeição à gestão atual atinja 72%, segundo levantamento Ibope divulgado em agosto, percentual que o afasta da reeleição.

“O governador pegou um estado falido, enfrentou o maior período de secas de nossa história recente e governou durante a crise que dificultou a vida dos estados. Mesmo assim, conseguiu realizar milhares de obras, Natal está sendo beneficiada com o saneamento e será em breve a única capital 100% saneada. No interior, reforçaram-se as Centrais do Cidadão, garantindo acesso à diversos serviços, além dos restaurantes populares, dos cafés cidadão, e a operação Carro-Pipa “, contrapõe o deputado estadual Galeno Torquato (PSD).

Diante de uma gestão questionada e do confronto com a oligarquia, o projeto à esquerda liderado pelo PT compete com uma direita dividia e desacreditada. Contra o estado de medo que acomete os cidadãos, a campanha de Fátima percorre o território com as carreatas do coração para conquistar também a batida da razão e renovar o poder, caso ratifique o favoritismo encontrado desde o reduto do samba no Beco da Lama ao centro da interiorana Currais Novos no Rio Grande que busca seu novo norte.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.