Política
Após STF determinar reabertura de investigação, Bolsonaro quer se encontrar com Valdemar
Durante o julgamento do núcleo 4, o STF pediu a retomada da apuração contra o líder do PL na investigação da trama golpista
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu, nesta quarta-feira 22, que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorize que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, realize uma visita ao ex-capitão. A solicitação é um dia após a Corte determinar a reabertura da investigação contra o dirigente partidário.
O documento pede que Moraes autorize uma visita na próxima quarta-feira 29 e justifica que o encontro é necessário para o “diálogo direto entre as partes”.
Na terça-feira, durante o julgamento do núcleo 4 da trama golpista, os integrantes do colegiado seguiram o entendimento de Moraes e decidiram determinar que a Polícia Federal retome a apuração contra Valdemar por seu papel na propagação de dúvidas sobre o sistema eleitoral em 2022.
A PF chegou a indiciar Valdemar na trama golpista, mas ele não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República. De acordo com as investigações, o dirigente partidário teria apoiado e financiado questionamentos à integridade das urnas eletrônicas.
O caso envolve a multa que o Tribunal Superior Eleitoral aplicou ao PL por pedir, sem provas, a verificação extraordinária do resultado do segundo turno das eleições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF decide reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista
Por Wendal Carmo
O pedido da DPU que pode atrasar processo contra Eduardo Bolsonaro no STF
Por CartaCapital



