Política

Após reunião com Campos Neto, servidores do Banco Central ameaçam entrar em greve

Funcionários querem reajuste salarial e reestruturação do plano de carreira

Prédio do Banco Central do Brasil, autarquia ligada ao Ministério da Economia. Foto: Raphael Ribeiro/Banco Central
Apoie Siga-nos no

Após reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, servidores da instituição anunciaram que está mantido o plano de paralisação por duas horas na manhã de 18 de janeiro.

Os funcionários realizaram um encontro virtual com Campos Neto nesta terça-feira 11, por volta das 14h30. Segundo eles, não houve proposta concreta de reajuste.

“Houve somente declarações de intenções: ‘vamos tentar’, ‘vamos conversar'”, diz nota do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, o Sinal.

De acordo com a entidade, 500 servidores podem deixar os cargos gerenciais comissionados e mais de dois mil devem aderir à mobilização. Caso não haja uma nova reunião com Campos Neto ainda neste mês, a categoria avalia entrar em greve por tempo indeterminado em fevereiro. O BC tem 3.478 empregados.

A categoria argumenta que o presidente do Banco Central receber os servidores no fim do ano passado, quando havia a oportunidade de remanejar recursos no Orçamento de 2022 para acolher as reivindicações da mobilização.

As principais demandas são a reposição das perdas salariais com a inflação e a reestruturação do plano de carreira dos cargos de analista e técnico. O Sindicato argumenta que o presidente Jair Bolsonaro atendeu a solicitações de policiais federais, base eleitoral do governo, e prometeu reajuste salarial neste ano.

No entanto, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), tem aconselhado Bolsonaro a não conceder reajuste para nenhuma categoria do funcionalismo, para conter greves de outros servidores que não forem favorecidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo