Política
Após intimação de Bolsonaro, Conselho de Medicina do DF apurará visitas em UTI
O ex-capitão foi notificado da abertura da ação penal no Supremo Tribunal Federal sobre a tentativa de golpe de Estado


O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal informou ter aberto uma sindicância para apurar as visitas que Jair Bolsonaro (PL) tem recebido na UTI do Hospital DF Star, em Brasília. O ex-presidente está internado na unidade devido a problemas intestinais.
Sem citar Bolsonaro, o CRM afirmou em nota que a regulamentação do acesso às UTIs deve seguir critérios técnicos. O aumento no número de pessoas circulando nesses espaços pode comprometer a evolução clínica dos pacientes e elevar o risco de infecções hospitalares, completou o conselho.
“Por isso, cabe à instituição — especialmente ao Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar — estabelecer critérios claros sobre a quantidade de pessoas e quem pode acessar a unidade, de acordo com as normativas legais vigentes no País”, completa o texto.
Mais cedo, o Conselho Federal de Medicina afirmou que o acesso às UTIs é restrito e deve obedecer a uma série de requisitos, inclusive para jornalistas e agentes públicos no cumprimento de ordens judiciais. A entidade cobrou ainda uma apuração sobre “o desrespeito a protocolos técnico-científicos de acesso” ao hospital.
O procedimento aberto pelo CRM do DF surge após Bolsonaro ser intimado por uma oficiala de justiça na UTI. O ex-capitão foi notificado da abertura da ação penal no Supremo Tribunal Federal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.
A Corte informou que aguardava uma “data adequada” para o réu receber a intimação, mas avaliou que o fato de ele ter participado de uma live direto da UTI na terça-feira 22 demonstrou a possibilidade de ser citado na quarta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entidades repudiam sensacionalismo de Bolsonaro após ser intimado por oficiala na UTI
Por CartaCapital
Novos exames de Bolsonaro apontam ‘evolução normal do pós-operatório’
Por CartaCapital