Política
Após fuga do Brasil, Zambelli diz que se apresentará às autoridades da Itália
A bolsonarista deixou o País após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal
 
         
        A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que fugiu do Brasil após ser condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta sexta-feira 6 que se apresentará às autoridades da Itália para não ser considerada fugitiva. As declarações foram dadas à jornalista Natuza Nery, da GloboNews.
A bolsonarista também disse que pretende se regularizar na Itália para não transmitir a impressão de afronta às autoridades.
A condenação de Zambelli a dez anos de prisão tem como base sua participação como mandante na invasão a um sistema do Conselho Nacional de Justiça, executada pelo hacker Walter Delgatti.
Na quarta-feira 4, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Zambelli e solicitou a inclusão dela na lista de difusão vermelha da Interpol — a organização acatou o pedido na quinta 5.
Moraes considerou que a ida ao exterior busca driblar a aplicação da lei, em razão da proximidade do julgamento do recurso da parlamentar contra a condenação. Mais cedo nesta sexta, a Primeira Turma do STF rejeitou por unanimidade os embargos dos defensores de Zambelli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
 
                                            Bolsonaro diz que não irá ‘desafiar’ o STF durante o interrogatório sobre a trama golpista
Por Vinícius Nunes 
                                            Não tenho nada a ver com ela, diz Bolsonaro sobre Zambelli
Por Vinícius Nunes 
                                             
            



