Política
Após fuga do Brasil, Zambelli diz que se apresentará às autoridades da Itália
A bolsonarista deixou o País após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal


A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que fugiu do Brasil após ser condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta sexta-feira 6 que se apresentará às autoridades da Itália para não ser considerada fugitiva. As declarações foram dadas à jornalista Natuza Nery, da GloboNews.
A bolsonarista também disse que pretende se regularizar na Itália para não transmitir a impressão de afronta às autoridades.
A condenação de Zambelli a dez anos de prisão tem como base sua participação como mandante na invasão a um sistema do Conselho Nacional de Justiça, executada pelo hacker Walter Delgatti.
Na quarta-feira 4, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Zambelli e solicitou a inclusão dela na lista de difusão vermelha da Interpol — a organização acatou o pedido na quinta 5.
Moraes considerou que a ida ao exterior busca driblar a aplicação da lei, em razão da proximidade do julgamento do recurso da parlamentar contra a condenação. Mais cedo nesta sexta, a Primeira Turma do STF rejeitou por unanimidade os embargos dos defensores de Zambelli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro diz que não irá ‘desafiar’ o STF durante o interrogatório sobre a trama golpista
Por Vinícius Nunes
Não tenho nada a ver com ela, diz Bolsonaro sobre Zambelli
Por Vinícius Nunes