Política

Após divulgar mentiras sobre urnas, bolsonarista Nikolas Ferreira é suspenso do Twitter

Ele havia compartilhado a transmissão de um dossiê argentino que levantava, sem provas, a suspeita de fraude nas eleições brasileiras; documento exposto já havia sido desmentido pelo TSE

Créditos: Reprodução Instagram
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi suspenso do Twitter nesta sexta-feira 4 após usar seu perfil para divulgar mentiras sobre as urnas eletrônicas. A suspensão, segundo informa a própria empresa, ocorre após decisão judicial do Tribunal Superior Eleitoral.

Ao tentar acessar o perfil de Nikolas o internauta agora lê a seguinte mensagem: “A conta da empresa foi retida no Brasil em resposta a uma demanda judicial”. O deputado usou outra rede para criticar o banimento, antes, publicou a mensagem que o Twitter lhe fornece na tela de login.

“Nós estamos aqui para lhe informar que a sua conta no Twitter é objeto de ordem judicial que determinou a sua suspensão integral, no âmbito da Petição Cível, em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral. Nós não podemos fornecer informações adicionais sobre o processo, nem dar conselho legal, mas você pode entrar em contato com um advogado para esse fim”, escreve a rede social ao parlamentar.

Antes de ser suspenso da rede social, Nikolas fez um post em que divulgava mentiras sobre as urnas eletrônicas. Na publicação, ele compartilhou a transmissão de um infundado dossiê argentino que levantava, sem apresentar provas, suspeitas sobre fraude nas eleições brasileiras. Ele argumenta não ter mentido, apenas traduzido a mensagem. O TSE, vale dizer, já havia desmentido o documento.

“Eu basicamente, simplesmente, transcrevi o que o argentino disse no Twitter e, provavelmente, foi por isso que derrubaram a minha conta com quase 2 milhões de seguidores”, destacou Nikolas em outra rede. “Basicamente, hoje você não pode perguntar, você não pode questionar e as pessoas não estão entendendo o quão perigoso é isso. Um tribunal que decide aquilo que você pode ou não falar na rede social”, completou.

Ao se justificar, porém, Nikolas omite que o conteúdo ‘traduzido’ por ele traz uma série de informações falsas, amplamente desmentidas no Brasil. O vídeo tenta descredibilizar o resultado das urnas, que elegeu Lula e deu, pela primeira vez, a derrota a um presidente em exercício. Além de Nikolas, outros bolsonaristas têm usado a publicação para fomentar um discurso golpista.

Nikolas é o segundo aliado de Jair Bolsonaro a ter as contas suspensas na rede social nesta semana. No dia 1º, Carla Zambelli teve 10 perfis ligados a ela excluídos das redes sociais por determinação do TSE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo