Política

Após derrota, posts da família Bolsonaro caem de 26 para menos de dois por dia

O silêncio do presidente e de seus filhos alimenta as teorias da conspiração que pedem intervenção militar e novas eleições

Clã Bolsonaro - Reprodução
Apoie Siga-nos no

Usuários ativos das redes sociais, o clã Bolsonaro tem publicado menos desde a derrota nas urnas para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 30. 

Um levantamento feito pelo O Globo, com base em dados da plataforma de monitoramento da Meta CrowdTangle, mostrou que a média diária caiu de 26 novas postagens por dia para menos de duas por dia. 

Desde o anúncio da vitória de Lula, Bolsonaro apenas publicou redes sociais duas vezes: em um pronunciamento ao vivo depois da derrota e em um vídeo em que pediu o fim dos bloqueios nas estradas, mas que apoio os movimentos golpistas pelo País. 

O sumiço do clã das redes pode alimentar as teorias da conspiração que circulam entre os manifestantes golpistas sobre o sistema eleitoral e suposta intervenção federal. 

Assim como nos Estados Unidos, após a derrota de Donald Trump, aliados do ex-capitão compartilham mensagens pedindo paciência aos manifestantes e apontando que medidas já foram tomadas e que documentos serão apresentados na próxima semana. 

Nenhuma das afirmações possui embasamento fático, bem como destorcem dispositivos legais para justificar tais posturas.  

Além disso, o silêncio pode estar sendo usado como estratégia dos Bolsonaro para não sofrerem as suspensões impostas pelo Superior Tribunal Eleitoral às contas que disseminam informações falsas e atentam contra o Estado Democrático de Direito. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo