Política

Justiça ainda deve avaliar onde os réus ficarão presos

O relator do processo, Joaquim Barbosa, precisa encaminhar uma carta de sentença para a Vara de Execução Penal da Justiça do DF com os detalhes das prisões

Apoie Siga-nos no

O STF vai decidir na tarde desta quinta-feira 14 como e quando os réus condenados do “mensalão” começarão a cumprir a pena de prisão. Para que isso aconteça, o relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa, precisa encaminhar uma carta de sentença para a Vara de Execução Penal da Justiça do Distrito Federal com os detalhes das prisões assim que a decisão for tomada. O juiz desta vara emitirá, então, uma guia de recolhimento para cada um dos condenados, com a qual a Polícia Civil executará as prisões. É este juiz, também, que determina em qual presídio a pena deve ser cumprida.

Há dúvidas a respeito do que ocorre com os réus que não moram em Brasília. Na sessão desta quinta-feira, o plenário do STF decidirá se as cartas de sentença seguirão para as respectivas varas ou se é a Vara de Execução Penal de Brasília que fará este trabalho.

Também há dúvidas quanto à data das prisões, pois a sexta-feira 15 é feriado nacional. A Vara de Execução Penal de Brasília tem um plantão, mas segundo sua assessoria, ele não funcionaria para casos como a determinação de prisões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo