Política
Justiça ainda deve avaliar onde os réus ficarão presos
O relator do processo, Joaquim Barbosa, precisa encaminhar uma carta de sentença para a Vara de Execução Penal da Justiça do DF com os detalhes das prisões
O STF vai decidir na tarde desta quinta-feira 14 como e quando os réus condenados do “mensalão” começarão a cumprir a pena de prisão. Para que isso aconteça, o relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa, precisa encaminhar uma carta de sentença para a Vara de Execução Penal da Justiça do Distrito Federal com os detalhes das prisões assim que a decisão for tomada. O juiz desta vara emitirá, então, uma guia de recolhimento para cada um dos condenados, com a qual a Polícia Civil executará as prisões. É este juiz, também, que determina em qual presídio a pena deve ser cumprida.
Há dúvidas a respeito do que ocorre com os réus que não moram em Brasília. Na sessão desta quinta-feira, o plenário do STF decidirá se as cartas de sentença seguirão para as respectivas varas ou se é a Vara de Execução Penal de Brasília que fará este trabalho.
Também há dúvidas quanto à data das prisões, pois a sexta-feira 15 é feriado nacional. A Vara de Execução Penal de Brasília tem um plantão, mas segundo sua assessoria, ele não funcionaria para casos como a determinação de prisões.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.