Política
Após decisão da Justiça, governo de São Paulo anuncia passe livre no 2º turno
O acesso será gratuito a metrô, trem e ônibus metropolitanos e intermunicipais do estado


O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quinta-feira 27 a gratuidade do acesso a metrô, trens da CPTM, ônibus metropolitanos e ônibus intermunicipais no próximo domingo 30, dia do segundo turno das eleições.
Nas redes sociais, o tucano afirmou que a decisão é ‘justa’ e que ‘domingo é o dia da democracia’.
Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre no metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) October 27, 2022
No início da tarde, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o governador conceda a gratuidade no transporte público.
Em sua decisão, o juiz Josué Vilela Pimentel afirmou que “a garantia de transporte público gratuito (…) colabora com a lisura das eleições, na medida em que desincentiva o conhecido e famigerado transporte clandestino de eleitores financiado por interesses partidários”.
O magistrado acrescentou que o alto índice de abstenção registrado no primeiro turno justificaria a medida, já que “o preço da passagem constitui forte razão a desestimular o comparecimento às urnas do eleitor mais carente”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula divulga ‘Carta para o Brasil do Amanhã’ e cita 13 compromissos de eventual governo
Por Victor Ohana
A 3 dias da eleição, Lula abre 5 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, diz Datafolha
Por CartaCapital
Ato de Bolsonaro no Rio provoca polêmica em paróquia: ‘Igreja não é palanque’
Por CartaCapital
Plano de governo de Bolsonaro para os próximos anos não cita combate à fome e à corrupção
Por CartaCapital
Apoio de Rodrigo Garcia a Bolsonaro estava fechado antes do 1º turno, diz Haddad
Por CartaCapital