Política
Após ataques na Câmara, Marina Silva participa de nova audiência no Senado
No começo da semana, a ministra foi atacada por deputados bolsonaristas na Comissão de Agricultura da Câmara


A ministra do Meio Ambiente Marina Silva vai voltar ao Senado na próxima terça-feira 8 para falar sobre as metas e as prioridades do ministério para 2025. A ida acontece após a ministra ser atacada por deputados bolsonaristas na Comissão de Agricultura da Câmara nesta semana.
Convocada para prestar esclarecimentos sobre queimadas e ações do governo federal, Marina foi alvo de insultos pessoais e comparações ofensivas por parte de deputados da oposição, principalmente os bolsonaristas e os ligados ao agro.
O episódio, que aconteceu na quarta-feira 2, se soma a outro embate de parlamentares conservadores com a ministra. Em maio, no Senado, Marina abandonou uma audiência após ofensas, incluindo a afirmação de que “a ministra não merece respeito”.
A nova audiência foi pedida pelo presidente da comissão, o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Além de apresentar as metas e as prioridades do ministério, a ministra deve falar sobre os preparativos para a COP 30, que será realizada no final do ano em Belém (PA).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Secretaria da Mulher da Câmara vai acionar Corregedoria após ataques de deputados a Marina Silva
Por CartaCapital
Marina Silva volta a ser atacada por bolsonaristas em audiência na Câmara: ‘Adestrada’
Por Vinícius Nunes