Política

Após ataques em escolas, Casagrande defende a retomada do Estatuto do Desarmamento

O governador do Espírito Santos apontou a tragédia como argumento para a limitação do acesso a armas

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou nesta quarta-feira 30 que a tragédia ocorrida em Aracruz serve como um argumento para que o Estatuto do Desarmamento seja retomado. Na última sexta 25, um jovem de 16 anos atacou a tiros duas escolas e deixou quatro mortos e 12 feridos.

Ainda que o caso não esteja diretamente relacionado à flexibilização do acesso a armas promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador disse esperar atitudes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

“Acho totalmente possível que o presidente Lula já entre no governo assinando decretos e encaminhando projetos de lei ao Congresso Nacional retrocedendo e estabelecendo a retomada do Estatuto do Desarmamento. O fato que aconteceu aqui no Espírito Santo é mais um argumento que ele tem para poder fazer e tomar essas atitudes”, disse Casagrande em entrevista ao UOL.

Ele apontou o momento de violência que vive o País e atribuiu o ambiente hostil a declarações e à política adotada pelo presidente, candidato derrotado à reeleição. 

“Considero que o presidente Jair Bolsonaro, sim, tem responsabilidade não neste ato específico, mas no ambiente de violência, porque todos os atos do Bolsonaro foram voltados para flexibilizar o acesso às armas e em todo momento que pode incentivar que alguém tivesse armas e pudesse usar as armas, ele fez isso.”

Casagrande também citou a inação do ex-capitão, visto poucas vezes desde a derrota nas urnas, e apontou que o comando do País já está nas mãos de Lula. 

“O presidente Lula, até pelo afastamento e pela inação do presidente Jair Bolsonaro, está assumindo o comando político das articulações. Ele está certo em assumir, porque Bolsonaro, na hora em que recua, de alguma maneira lava as mãos e deixa o espaço aberto para Lula atuar”, acrescentou o governador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo