Política
Após aparecer na liderança em pesquisa eleitoral, Lula projeta 4º mandato presidencial: ‘Se preparem’
Pesquisa Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira 21 indica vantagem do petista em todos os cenários monitorados
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira 21, em Sorocaba (SP), que um eventual quarto mandato seu pode gerar ainda mais incômodo aos adversários políticos. A declaração foi dada durante cerimônia de entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis a 400 municípios, no mesmo dia em que a pesquisa Quaest apontou crescimento do petista em todos os cenários para as eleições de 2026.
“Um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos incomodaram muito mais. Três mandatos, muito, muito, muito, muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato, como é que eles vão ficar incomodados? Então se preparem que tem muita coisa pela frente”, disse.
Segundo a pesquisa, Lula aparece entre 43% e 48% das intenções de voto no segundo turno, contra adversários da direita que não passam de 35%. No primeiro turno, o petista tem 34% a 35%, sempre em primeiro lugar.
Cutucada em Trump
Durante o evento em Sorocaba, Lula também fez referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao defender a soberania e criticar interferências externas.
“Essas coisas que fazem diferença entre governar e cuidar, porque a palavra correta não é governar, é cuidar. Eu quero cuidar desse país. Por isso que o presidente americano não dê palpite aqui, porque aqui cuidamos nós”, afirmou Lula.
O comentário ocorre em meio ao agravamento da crise diplomática entre Brasília e Washington, após a Casa Branca anunciar um tarifaço sobre produtos brasileiros e o cancelamento de vistos norte-americanos de autoridades brasileiras.
Unidades Odontológicas Móveis
A cerimônia em Sorocaba marcou a entrega de 400 veículos adaptados, equipados com cadeiras odontológicas, aparelhos de raio-x, geradores e até impressoras 3D para produção de próteses. O investimento de 152 milhões de reais deve beneficiar, de acordo com projeção do governo, 1,4 milhão de pessoas, especialmente em áreas rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas.
“Não tem lugar no mundo com dentistas melhores que o Brasil. Nem os Estados Unidos da América, com a arrogância deles, têm dentistas melhores que a gente”, completou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa Quaest testa desempenho de Lula em cenários de 2º turno contra candidatos da direita; veja os resultados
Por CartaCapital
Lula lidera todos os cenários de 1º turno para 2026, segundo a Quaest
Por CartaCapital



