Política

Apoio de Lula é o que mais ajuda e menos atrapalha no Rio de Janeiro, aponta Datafolha

Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, além de atrair menos eleitores no estado, concentram níveis de rejeição que superam 60%

Imagem: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A nova rodada de pesquisas do instituto Datafolha, divulgada na noite de quinta-feira 7, indica que o apoio formal do ex-presidente Lula (PT) a um candidato ao governo do Rio de Janeiro tem o maior potencial de atrair votos. Entre os presidenciáveis, o apoio do petista também é o que gera a menor rejeição.

Ao todo, a pesquisa aponta que 26% dos entrevistados votariam com certeza num candidato apoiado pelo ex-presidente. Outros 23% disseram que talvez escolhessem o nome indicado por Lula.

O escolhido pelo ex-presidente no estado é Marcelo Freixo (PSB), que, segundo o Datafolha,  soma 22% das intenções de voto.

Já um candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), cuja trajetória política foi construída no estado, faria com que 16% dos eleitores escolhessem o candidato. Outros 19% escolheram a opção ‘talvez’, afirmando que essa seria uma possibilidade.

O escolhido pelo ex-capitão no estado é o seu correligionário e atual governador, Cláudio Castro, que aparece numericamente em segundo lugar nas pesquisas. Pelo Datafolha, ele tem 18% das intenções de voto, ficando tecnicamente empatado com Freixo.

O instituto também monitorou o potencial de apoio de Ciro Gomes (PDT) a um candidato. Neste caso, 6% dos entrevistados que dizem votar ‘com certeza’ no apadrinhado pelo pedetista. Outros 26% indicam que poderiam votar no nome escolhido pelo ex-ministro.

No estado, Ciro formará palanque na chapa articulada entre PDT e PSD, que tem o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) e o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD) como representantes.

Rejeição

O apoio de Lula também tem o menor potencial de rejeição entre os eleitores do Rio. Segundo o Datafolha, 48% dos entrevistados dizem que não votariam de forma alguma no candidato apoiado pelo ex-presidente. Já para o apadrinhado de Bolsonaro, o nível de rejeição sobe para 63%. Ciro, por sua vez, estaria praticamente no mesmo patamar do ex-capitão, com 62% de rejeição ao candidato que receber seu apoio.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo