Política

Apoio a impeachment de Bolsonaro sobe para 54% após demissão de Moro

Uma pesquisa realizada pelo Atlas Político mostra que a aprovação à saída do presidente atingiu a maioria pela primeira vez desde sua posse

Jair Bolsonaro (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Apoie Siga-nos no

O embate entre Jair Bolsonaro e seu ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, fez com que o apoio à saída do presidente ganhasse a aprovação da maioria da população. Foi o que mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira 27 pela consultoria Atlas Político.

Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados apoiam o impeachment de Bolsonaro. Em março, esse número atingia 48%. Além disso, 64% desaprovam o desempenho do capitão e 68% discordam com a demissão do ex-diretor-chefe da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o pivô da saída de Moro.

 

Já a aprovação ao trabalho feito por Bolsonaro se manteve 30%, tendo esse resultado também em outras pesquisas.

Fonte: Atlas político

Ao anunciar sua saída do ministério, Moro fez um pronunciamento no qual denunciou tentativas de interferência do presidente na Polícia Federal. A acusação aumentou a movimentação política em torno do pedido de impeachment de Bolsonaro, que já possui 24 solicitações aguardando análise na Câmara dos Deputados.

Já a popularidade do ex-ministro subiu com sua atitude de deixar o governo. O ex-integrante da pasta possui 57% de aprovação, além de contar com o apoio de 72% em suas criticas a Bolsonaro.

Fonte: Atlas Político

A pesquisa mostrou também que a porcentagem de rejeição a Bolsonaro está maior que as do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e do ex-presidente Lula (PT), ambos seus adversários políticos.

Bolsonaro possui 65% de reprovação enquanto Lula possui 60% e Doria 50%.

Além disso, Mandetta, que foi exonerado do governo após embate com Bolsonaro, possui uma aprovação maior que a do presidente. O ex-ministro da Saúde possui 63% de aprovação frente a 30% de Bolsonaro.

A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 26 de abril. A marge de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: Atlas político

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar