CartaExpressa
Apoiado por Lula ao Senado, Ricardo Coutinho segue inelegível por decisão do STF
Rosa Weber manteve a proibição de que o ex-governador se candidate em eleições


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, manteve a inelegibilidade do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato a senador neste ano. Em decisão desta sexta-feira 12, Weber rejeitou um recurso de Coutinho, que pedia urgência.
A decisão se deu poucas horas após Coutinho registrar a sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral. Consulte a íntegra da decisão aqui.
A inelegibilidade do ex-governador foi decretada pela Corte em 2020, com validade de oito anos, no âmbito de três processos que apontavam situações de conduta vedada e abuso de poder político e econômico.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rosa Weber é eleita para a presidência do STF; Barroso será o vice
Por CartaCapital
Rosa Weber será relatora das representações contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral
Por CartaCapital