Política

Aos 85 anos, Mujica anuncia saída da vida política

Ex-presidente uruguaio, que tem mandato no Senado, vai se afastar por conta de uma doença imunológica crônica

O ex-presidente uruguaio José Mujica (Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente do Uruguai José Mujica declarou que vai se ausentar da vida política por causa de uma doença imunológica crônica. O anúncio foi feito no domingo 27, quando ele compareceu a uma zona eleitoral para registrar seu voto nas eleições municipais da capital uruguaia, Montevideo. Segundo a rede de televisão Telesur, a saída de Mujica da vida política pode acontecer antes mesmo de outubro, o que o faria desistir de cumprir até o final o mandato que exerce no Senado.

 

“Estou para sair por questão de idade, porque tenho uma enfermidade imunológica crônica e é lógico que a política obriga a ter relações sociais. Se tenho que me cuidar, não posso falar, não posso ir a um lado e outro, sou um mau senador”, afirmou. O ex-presidente revelou que, por conta da doença imunológica, não poderá tomar uma vacina contra o novo coronavírus quando ela estiver disponível.

Mujica, 85 anos, foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e acumula uma longa carreira política e militante. Durante sua juventude, fez parte da guerrilha dos Tupamaros, que lutava contra a ditadura militar no país – o que lhe rendeu 13 anos de prisão, sendo libertado apenas após o fim do regime.

Enquanto presidente, ficou conhecido mundialmente por sua postura e vida simples – até hoje, ele se locomove com um velho fusca azul – e por ter um governo progressista, com a descriminalização do aborto e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, doou grande parte de seu salário na Presidência por considerar que no Uruguai “vivem muitas pessoas pobres”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.