Política

Aos 85 anos, Mujica anuncia saída da vida política

Ex-presidente uruguaio, que tem mandato no Senado, vai se afastar por conta de uma doença imunológica crônica

Aos 85 anos, Mujica anuncia saída da vida política
Aos 85 anos, Mujica anuncia saída da vida política
O ex-presidente uruguaio José Mujica (Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente do Uruguai José Mujica declarou que vai se ausentar da vida política por causa de uma doença imunológica crônica. O anúncio foi feito no domingo 27, quando ele compareceu a uma zona eleitoral para registrar seu voto nas eleições municipais da capital uruguaia, Montevideo. Segundo a rede de televisão Telesur, a saída de Mujica da vida política pode acontecer antes mesmo de outubro, o que o faria desistir de cumprir até o final o mandato que exerce no Senado.

 

“Estou para sair por questão de idade, porque tenho uma enfermidade imunológica crônica e é lógico que a política obriga a ter relações sociais. Se tenho que me cuidar, não posso falar, não posso ir a um lado e outro, sou um mau senador”, afirmou. O ex-presidente revelou que, por conta da doença imunológica, não poderá tomar uma vacina contra o novo coronavírus quando ela estiver disponível.

Mujica, 85 anos, foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e acumula uma longa carreira política e militante. Durante sua juventude, fez parte da guerrilha dos Tupamaros, que lutava contra a ditadura militar no país – o que lhe rendeu 13 anos de prisão, sendo libertado apenas após o fim do regime.

Enquanto presidente, ficou conhecido mundialmente por sua postura e vida simples – até hoje, ele se locomove com um velho fusca azul – e por ter um governo progressista, com a descriminalização do aborto e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Além disso, doou grande parte de seu salário na Presidência por considerar que no Uruguai “vivem muitas pessoas pobres”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo