Política

Anvisa dá aval a primeiro autoteste de Covid-19

A decisão, tomada 20 dias após a aprovação no Brasil, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira

Teste rápido de covid-19 (Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

A Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda e o uso do primeiro autoteste de Covid-19 no Brasil. A decisão, tomada 20 dias após a aprovação no Brasil, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira.

O teste de antígeno é o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, produzido pela CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O modelo utiliza um swab nasal para coletar a secreção nasofaríngea e realizar o exame em casa. O resultado deve ficar pronto em 15 minutos.

“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso. (…) Segundo a avaliação, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Anvisa”, diz a nota.

Além da Anvisa, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) também liberou o uso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo