Política

“Anvisa aprovou, não tem o que discutir mais”, diz Bolsonaro sobre Coronavac

Presidente também direcionou indireta a Doria, que foi o primeiro a iniciar campanha de vacinação contra a Covid-19 no País

João Doria e Jair Bolsonaro. Fotos: Divulgação/Governo de São Paulo e Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira 18 que a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e aprovada pela Anvisa para uso emergencial, “é a vacina do Brasil, não é de nenhum governador, não”.

A declaração foi feita depois que o governador João Doria (PSDB) iniciou a vacinação contra a Covid-19 no domingo 17, sem esperar a distribuição dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.

O ato foi considerado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, como ilegal. Além da Coronavac, a Anvisa também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

“Apesar da vacina…Apesar, não. A Anvisa aprovou, não tem o que discutir mais. Agora, havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos também, que era para ter chegado aqui. Então, está liberada a aplicação no Brasil. E a vacina é do Brasil, não é de nenhum governador, não”, declarou Bolsonaro.

Antes da liberação da vacina, no entanto, o presidente chegou a atrelar a Coronavac, que é desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, de “vacina chinesa do João Doria”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo