Economia
Anúncio do corte de gastos deve acontecer até terça-feira, diz Haddad
O ministro garantiu que a revisão nas contas públicas será suficiente para reforçar o arcabouço fiscal


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira 21 que na próxima segunda-feira 25 a pasta já estará pronta para anunciar as medidas de corte de gastos. Segundo ele, a redação final do pacote fiscal será entregue ao presidente Lula (PT) na segunda, quando ajustes finais serão definidos.
“Nós vamos bater com ele a redação de um ou outro detalhe, inclusive o acordo que foi feito com a Defesa, que ele só soube formalmente por mim hoje”, disse o ministro. A expectativa é que o anuncie o pacote de cortes já na segunda ou terça.
“Faremos isso nas próximas segunda ou terça. É uma decisão que a comunicação vai tomar, mas os atos já estão limitados. Nós vamos fechar pela manhã, a partir das 10h da manhã”, disse Haddad.
Ainda conforme o ministro, o corte de gastos será o suficiente para reforçar o arcabouço fiscal. Os ministérios que devem passar por cortes são: Educação, Saúde, Defesa, Trabalho e Emprego e Previdência Social.
O Ministério da Defesa entrou na agenda de cortes após um pedido do presidente Lula. Haddad projeta que os cortes que envolvem os militares devem ser de pelo menos 2 bilhões de reais por ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad diz que já está pronto para anunciar corte de gastos, mas aguarda aval de Lula
Por CartaCapital
‘Ministros estão conscientes’, diz Haddad sobre medidas para corte de gastos
Por CartaCapital