Política
Antes de ser presa, Zambelli disse ser ‘intocável’ na Itália
A bolsonarista era considerada foragida desde o início de junho, quando o ministro do STF Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão preventiva


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou em 3 de junho que seria “intocável” na Itália. Ela foi, porém, presa em Roma nesta terça-feira 29.
Zambelli era considerada foragida desde 4 de junho, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão preventiva. Ela fugiu do Brasil dias depois de ser condenada a dez anos de prisão por invasão a um sistema do Conselho Nacional de Justiça.
O Ministério da Justiça do Brasil já havia solicitado formalmente a extradição da deputada, que constava da difusão vermelha da Interpol.
“Como cidadã italiana, eu sou intocável na Itália, não há o que ele possa fazer para me extraditar de um país onde eu sou cidadã, então eu estou muito tranquila quanto a isso”, disse a bolsonarista à CNN Brasil no início de junho.
Ao ordenar a prisão, Moraes afirmou que a jurisprudência do Supremo “é firme no sentido da decretação da prisão em razão da fuga do distrito da culpa, quando demonstrada a pretensão de se furtar à aplicação da lei penal”.
Conforme a denúncia da Procuradoria-Geral da República, o hacker Walter Delgatti violou indevidamente mecanismos de segurança e invadiu dispositivos informáticos do CNJ sob o comando de Zambelli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
Por Wendal Carmo
Foragida na Itália, Zambelli diz em vídeo que é ‘exilada política’ e agradece apoio de Flávio Bolsonaro
Por Caio César
Moraes mantém a prisão de hacker no caso que condenou Zambelli à prisão
Por CartaCapital