CartaExpressa
Aneel ajusta nível da bandeira vermelha e aumento na conta de luz será menor
A previsão é de cobrança de 4,463 reais para cada 100 quilowatt-hora consumidos


A Agência Nacional de Energia Elétrica informou, nesta quarta-feira 4, o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para os consumidores em setembro. Inicialmente, o órgão havia divulgado para este mês a bandeira vermelha patamar 2, mais cara.
A mudança, segundo a Aneel, ocorreu após a correção de informações do Programa Mensal de Operação, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Na bandeira vermelha patamar 1 serão cobrados 4,463 reais para cada 100 quilowatt-hora consumidos. No patamar 2, seriam 7,877 reais.
A diretoria da Aneel também definiu a abertura de processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e do cálculo das bandeiras.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comércio eletrônico movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023
Por Agência Brasil
Produção industrial recua 1,4% em julho; crescimento no ano é de 3,2%
Por Agência Brasil
Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Por Agência Brasil