Economia

Aneel abrirá processo e Enel pode perder concessão em São Paulo, diz Silveira

Segundo o ministro, a empresa tem “poucas condições” de se defender no processo, uma vez que já foram dadas oportunidades de melhoria dos serviços

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira 1º, que o governo vai acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, para abrir um processo disciplinar contra a Enel em razão dos sucessivos apagões em São Paulo. 

“Foram mais de 300 milhões (de reais) em multas aplicadas à Enel, nenhuma delas pagas, a Enel tem reiteradamente prestado serviço de qualidade muito aquém do que aquilo que determina a regulação”, afirmou Silveira à GloboNews.

Segundo o ministro, a medida pode culminar no fim do contrato de concessão da empresa.

“Nós estamos tomando uma medida extremamente radical, uma medida importante, uma medida educativa para as outras distribuidoras. Eu espero que as outras distribuidoras levem em consideração que nós não transigiremos da qualidade de serviço”, declarou. 

Em sua opinião, a empresa terá “poucas condições” de se defender no processo de caducidade, uma vez que já foram dadas oportunidades de melhoria dos serviços. “Faremos com que a Enel, em especial, dê uma resposta aos paulistanos.”

A companhia elétrica italiana opera com três concessões de distribuição de energia no Brasil, além de São Paulo, também está no Rio de Janeiro e no Ceará. Portanto, precisará renovar seus contratos junto ao governo nos próximos anos para continuar operando nessas áreas no longo prazo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo