Política

Andrei Rodrigues permanecerá no comando da PF na gestão de Lewandowski

O diretor-geral é um homem de confiança de Lula e coordenou a equipe de segurança do petista na campanha eleitoral de 2022

Andrei Rodrigues permanecerá no comando da PF na gestão de Lewandowski
Andrei Rodrigues permanecerá no comando da PF na gestão de Lewandowski
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O próximo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sacramentou a permanência do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no cargo. Os dois se reuniram em Brasília nesta quarta-feira 24.

Na terça 23, começou formalmente o processo de transição entre a atual gestão, sob o comando de Flávio Dino, e a equipe de Lewandowski, que tomará posse em 1º de fevereiro. No fim do mês que vem, Dino assumirá uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Andrei Rodrigues é um homem de confiança do presidente Lula (PT) e coordenou a equipe de segurança do petista na campanha eleitoral de 2022.

Natural de Pelotas (RS), Rodrigues é formado em Direito e mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional, título obtido na Espanha.

Ao longo de quase 20 anos como delegado da corporação, também trabalhou na segurança da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2010 e foi secretário extraordinário de Segurança de Grandes Eventos, cargo voltado à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Antes de assumir o comando da PF, chefiou a Divisão de Relações Internacionais da corporação.

Anunciado como novo chefe da Justiça em 11 de janeiro, Lewandowski acelerou nos últimos dias a montagem de sua nova equipe. Para a secretaria-executiva, o segundo posto na hierarquia, ele escolheu o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto. O cargo atualmente é ocupado por Ricardo Cappelli, homem de confiança de Flávio Dino – ambos são filiados ao PSB.

Lewandowski também definiu que Ana Maria Alvarenga Mamede Neves será sua chefe de gabinete.

Para liderar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o escolhido é Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo