Política
André x Evandro: Para onde irão os decisivos votos de Sarto e Wagner na eleição em Fortaleza
Pesquisa Datafolha aponta um cenário de equilíbrio no segundo turno


O equilíbrio marca a disputa em segundo turno pela prefeitura de Fortaleza (CE), segundo uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 10. O bolsonarista André Fernandes (PL) desponta com 47% das intenções de voto, ante 45% de Evandro Leitão (PT). A margem de erro é de 3 pontos percentuais e, portanto, há empate técnico.
André marcou 40,2% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Evandro chegou a 34,33%. Com a briga acirrada no segundo turno, os votos dos demais candidatos serão decisivos, especialmente os de José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União).
Sarto, terceiro colocado no último domingo 6, teve 11,75% dos votos válidos (ou 164.402 votos). De acordo com o levantamento Datafolha, 66% dos eleitores do pedetista estarão com Evandro no segundo turno. Outros 23%, porém, vão para o candidato do PL.
Também nesta quinta, o presidente interino do PDT, o deputado federal André Figueiredo (CE), recomendou a neutralidade no segundo turno, sob o argumento de que Fernandes e Evandro “não agradam ao modelo de gestão que considero adequado para o Ceará e para a nossa capital”.
Com o quarto colocado, Capitão Wagner (União), o cenário é distinto. Ele contabilizou 11,40% dos votos válidos no primeiro turno (ou 159.426 votos) e, conforme o Datafolha, verá a maioria (58%) de seus eleitores migrarem para André Fernandes. Por outro lado, 29% optarão pelo postulante do PT.
A decisão do União Brasil sobre o que fazer no segundo turno virá à tona nas próximas horas.
O Datafolha ouviu 826 eleitores entre 8 e 9 de outubro. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Povo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código CE-03752/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha em Fortaleza: Bolsonarista André Fernandes tem 47% e petista Evandro Leitão, 45%
Por CartaCapital
Datafolha: Nunes lidera com folga o segundo turno entre eleitores de Marçal
Por CartaCapital
Datafolha: 68% dizem votar em Nunes no segundo turno por não ter opção melhor
Por CartaCapital