Educação

Aliados de Lira investigados por fraude em kits de robótica tiveram agenda no FNDE no governo Bolsonaro

O assessor de Arthur Lira, Luciano Cavalcante, e o sócio da empresa Megalic, estiveram juntos em uma reunião no órgão em 2021

Ex-assessor de Arthur Lira, Luciano Cavalcante. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Luciano Cavalcante, o assessor do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e Edmundo Catunda, sócio da empresa Megalic, foram recebidos na sede do Fundo Nacional do Desenvolvimento à Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação, no governo de Jair Bolsonaro (PL). As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, a presença dos dois na sede do FNDE ocorreu no dia 3 de janeiro de 2021. Os dois são investigados pela Polícia Federal em operação que apura fraude em compra de kits de robótica para prefeituras de Alagoas.

Segundo o levantamento, realizado via Lei de Acesso à Informação, Cavalcante deu entrada no prédio em Brasília às 8h11 e, Catunda, às 08h15. Essa foi a única vez em que Luciano teria ido FNDE, diferentemente de Catunda que esteve 29 vezes no órgão entre fevereiro de 2021 a março de 2022. Parte das visitas do empresário coincidem com liberações de recursos do FNDE e também com encontros com Lira.

No domingo, foi revelado que a Polícia Federal encontrou com Luciano documentos com citações a Lira e uma lista de pagamentos atrelados a ‘Arthur’. O documento cita um total de 834 mil reais em valores pagos em 2022 e 2023, sendo 650 mil reais sinalizados com o nome Arthur. O caso foi para o Supremo Tribunal Federal.

Luciano também integrava um grupo de Whatsapp chamado ‘Robótica Gerenciamento’ do qual fazia parte a esposa de Catunda, Roberta Lins, também sócio da Megalic.

Em abril de 2022, o governo de Jair Bolsonaro destinou 26 milhões para sete cidades alagoanas comprarem kits de robótica, sendo que muitas delas sofriam de graves problemas estruturais básicos, como falta de água e computador. Todas as cidades tinham contrato com a Megalic.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo