Política
Alexandre Silveira elogia nome de Mantega para a Vale: ‘extremamente preparado’
Apesar dos elogios, Silveira reforçou que o governo ainda está discutindo um nome para indicar ao Conselho da Vale
Cotado para compor os quadros da Vale, o nome do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi defendido por Alexandre Silveira, atual ministro de Minas e Energia (MME).
“É o ministro mais longevo no cargo de ministro da Fazenda da história da República [de 2006 a 2015]. É alguém extremamente preparado, professor universitário, que reúne todas as condições”, disse nesta quinta-feira 18, em Davos, na Suíça.
Apesar dos elogios, Silveira reforçou que o governo ainda está discutindo um nome para compor o Conselho da Vale. O nome, segundo o ministro, ainda é especulação.
A indicação de Mantega passou a ser ventilada nesta semana. Não é a primeira vez que Mantega é apontado como possível nome para a Vale. Em 2023, o seu nome chegou a ser cogitado para ocupar o cargo de CEO da empresa.
Agora, ele seria indicado pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), que tem direito a duas vagas no colegiado.
O nome, entretanto, não depende apenas da indicação, já que precisa ser aprovado pelos outros acionistas. Ao todo a Vale conta com 13 conselheiros, sendo quatro indicados por grandes acionistas e um pelos funcionários da mineradora.
“A forma que está sendo colocada é como se houvesse uma imposição do governo, uma intervenção do governo, numa empresa que tem a natureza de corporation [onde nenhum acionista conta com mais de 10% de participação]”, completou o ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça absolve Guido Mantega de denúncia baseada em delação premiada
Por Wendal Carmo
‘Prefiro que ele feche a cara e nós logremos êxito’: o recado de Alexandre Silveira sobre Jean Paul Prates
Por Wendal Carmo


